Âmbito e Objetivos
O Prémio Centro PINUS - Jornalismo Florestal é promovido pelo Centro PINUS e pretende distinguir o trabalho jornalístico que pela qualidade e originalidade contribua para a reflexão pertinente da temática florestal nacional junto da sociedade civil.
A primeira edição ocorreu em 2013 e o prémio tem periodicidade bianual.
O Prémio Centro PINUS - Jornalismo Florestal tem um valor monetário de 5 000 euros.
Júri

Cláudia Lobo
Cláudia Lobo é jornalista profissional há mais de 30 anos.
Atualmente diretora das revistas VISÃO História e VISÃO Júnior, foi diretora-adjunta da VISÃO durante 14 anos. Além da imprensa, trabalhou também em rádio e televisão.

Francisco Ferreira
Francisco Ferreira é professor associado no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA) e investigador do CENSE (Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade).
Ver +
Ver +
É licenciado em Engenharia do Ambiente pela FCT-NOVA, mestre por Virginia Tech nos EUA e doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. Tem um significativo conjunto de publicações nas áreas da qualidade do ar, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável. Foi Presidente da Quercus de 1996 a 2001 e Vice-Presidente entre 2007 e 2011. Foi membro do Conselho Nacional da Água e do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é o Presidente da “ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável”, uma organização não-governamental de ambiente com atividade nacional.

João Gonçalves
É Diretor Florestal no grupo DS Smith onde é responsável pelo abastecimento de madeira à unidade industrial de Viana do Castelo e pela gestão de património florestal do Grupo.
Ver +
Ver +
Com mais de vinte anos de sólida e vasta experiência no setor florestal, o seu percurso profissional inclui a passagem pela Celbi S.A., onde foi Chefe dos Serviços de Projetos de Desenvolvimento e Logística e a função de Diretor Técnico numa empresa de serviços de silvicultura e exploração florestal. Participou em projetos de investigação, tem várias publicações técnicas e científicas em co-autoria e colaborou pontualmente como docente convidado do ensino superior. Com mais de vinte anos de sólida e vasta experiência no setor florestal, o seu percurso profissional inclui a passagem pela Celbi S.A., onde foi Chefe dos Serviços de Projetos de Desenvolvimento e Logística e a função de Diretor Técnico numa empresa de serviços de silvicultura e exploração florestal. Participou em projetos de investigação, tem várias publicações técnicas e científicas em co-autoria e colaborou pontualmente como docente convidado do ensino superior. É membro do Conselho de Administração da Sociedade Gestora Floresta Atlântica em representação do acionista DS Smith. Concilia atualmente várias funções de dirigente associativo como a de Presidente da Direção do Centro PINUS (Organização que representa a Fileira do Pinho em Portugal) e membro do Conselho de Administração do CBE (Centro da Biomassa para a Energia).

José Manuel Fernandes
Nasci a 7 de Abril de 1957 e sou jornalista desde 1976, passei por vários jornais (Voz do Povo, Expresso) e fui fundador e, mais tarde, director do Público (de 1998 a 2009).
Ver +
Ver +
Escrevi vários livros, nomeadamente O Homem e o Mar, o Litoral Português (Círculo de Leitores/Gradiva), Diálogo em Tempo de Escombros (com D. Manuel Clemente, Pedra da Lua), Liberdade e Informação (Fundação Francisco Manuel dos Santos) e Era Uma Vez a Revolução (Aletheia) e colaboro, como professor convidado, com o Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

Nuno Sequeira
É engenheiro florestal, com formação complementar em gestão, e atualmente desempenha a função de vogal do conselho diretivo do ICNF, I.P.
Ver +
Ver +
Com mais de 25 anos de experiência profissional, desempenhou funções nos vários níveis de gestão da administração pública, nomeadamente como diretor regional adjunto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, diretor do Departamento de Controlo do IFAP, I.P, coordenador do Programa para a Rede Rural Nacional, chefe da Divisão de Gestão Florestal do ICNF, I.P., tendo também sido assessor do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas e adjunto do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.
Envio de canditaduras
Candidaturas por correio eletrónico
Enviar formulário por correio eletrónico para [email protected] Anexar: cópia ou hiperligação (link) do trabalho; uma declaração de um representante da entidade jornalística, onde o trabalho tenha sido publicado, que confirme a data e publicação do mesmo; declaração especificada em regulamento para estagiários.
Candidaturas por correio
Enviar formulário por correio registado e com aviso de receção para “Centro PINUS, Estrada 23 fevereiro, nº372 Deocriste, 4905-261 Viana do Castelo”. Anexar: 5 cópias do trabalho; uma declaração de um representante da entidade jornalística, onde o trabalho tenha sido publicado, que confirme a data e publicação do mesmo; declaração especificada em regulamento para estagiários.